Crônicas

José Solon Sales e Silva
Titular da Cadeira Nº 34 - Patrono: Cônego Francisco José Aragão e Silva

 

 

              O meu tio Lazito, o quarto irmão do meu pai, sabia cozinhar e nisso sempre foi expert. Tabalhava no IPASE ou coisa parecida. A repartição, como eles diziam, ficava em um prédio muito alto para os anos setenta da bela Fortaleza, na Praça dos Voluntários, no Centro de Fortaleza.

            Tio Lazito, Lázaro nos documentos, sempre levava papai ao Frango Dourado. Ali eles se divertiam muito. Lázaro, Helena, Tonho, Arimatéia, Campoamor, Nilce e Beti. As cunhadas e o cunhado, também iam e eu fui algumas poucas vezes com eles. Era programa para os adultos, diziam eles.

            O Frango Dourado foi um restaurante na entrada do Eusébio surgido nos idos de mil novecentos e setenta. Hoje o centro do Eusébio já chegou lá. Fato foi e é que estes Pereira da Silva sempre gostaram de comer. E comer bem. Eles adoravam os embutidos, principalmente o Tonho e o Lazito. Os embutidos são elaborados com carnes ou outros tecidos animais comestíveis e têm como envoltório natural a tripa desidratada. O salame, por exemplo, remonta à antiguidade, quando os pastores italianos passaram a preservar a carne de porco com sal para o consumo durante todo o ano. Hoje há um cem números deles. A mortadela juntamente com o salame foram os primeiros a serem comercializados no Ceará. A mortalela também surge na Itália durante o século XVII e era um dos melhores embutidos daqueles idos de setenta. Curioso é que até hoje, com inúmeras e várias opções de embutidos a que mais gosto é a mortadela defumada. Existiam as famosas cruas, maravilhosas, e as defumadas de hoje, inigualáveis. Evolução. Novos sabores.

            Fato é que estes Pereira da Silva sempre foram “bons de bocas”. Tio Lazito cozinhava como ninguém, os demais apreciavam e gostavam de mortadela. Papai costumava comprar peças grandes, três quilos ou mais, no Mercado São Sebastião, que é o mesmo padroeiro do Ipu, terra amada e escolhhida para viver.

Tio Lazito levava seu irmão ao Frango Dourado. Prato principal? Frango dourado. Curioso. E os embutidos? Salame, um deles, quizas o melhor. Por mim, nada sei, penso que sei. Em minha casa, hoje é raro faltar mortadela defumada, fatiada. Também é raro faltar salame. Mas faltaram, em tempos de crises econômicas.

            Coisas da atual chamada Gastronomia. Coisas do ter memória visual, auditiva, gustativa. Coisas de Lazito e Tonho. Coisas de guloseimas que despertam boas memórias!

Coco, 30/08/2023

Mais artigos do Autor.