José Solon Sales e Silva

Titular da Cadeira nº 34

 

ALTIVO MAS COM HUMILDADE

            Penso que o ser humano deve ser sempre altivo. Altivo é a qualidade de quem não cede o que tem muita altura e majestoso aspecto, mas é também o arrogante e soberbo. Em contra posição e como antítese o humilde é aquele que é simples, modesto.

            O majestoso, que integra a altivez é o suntuoso o que é esplêndido luxuoso. É muito bom ser faustoso, de forma silenciosa, de maneira discreta, no entanto a simplicidade parece ser melhor ainda e até diria necessária.

            Não há necessidade de que todos saibam que somos altivos, mas é necessário que comprovem a simplicidade. Ser simples é saber que não se é complicado que se é puro, claro, singelo e natural.

            Há sempre muita simplicidade em tomar-se um caneco d’água retirado de um pote. Há sempre simplicidade em degustar um bom vinho em taça de cristal da Boémia ou fazer uma notável refeição em uma louça de Limoges. A sensação de altivez ou humildade esta naquele que aprecia a água, o vinho, a refeição. Tudo é questão de análise.

            Degustar o bom vinho em taça de cristal, tomar água em um caneco retirada de um pote, realizar uma refeição em uma porcelana de Limoges pode parecer altivez, no entanto, o degustador pode ser simples a diferença é a maneira como nos conduzimos e como vemos. Aí nos deparamos com a imparcialidade que é a qualidade daquele que não tem partido, daquele que é reto e justo e julga o que é bom o que é apreciável.

            Deve-se ser altivo, gostar de conforto e do que é bom, mas quando não se tem acesso deve-se ser humilde. Parecem ser regras básicas que deveriam imperar em todos os estratos humano. Lembrando-se sempre que a altivez não dê lugar à arrogância e a soberba como se vê com frequência. Que bom seria se o ser humano fosse sempre altivo e humilde. Ou humilde e altivo? Concluam.

Coco, 22/05/2020

Maria de Jesus Lima

Titular da Cadeira nº 26

 

Sonho do Meu Coração

Sonho ser poetisa

Sonho que vai fecundar

Sonho em nome do amor

Sonho que sabe esperar

Sonho ser poetisa

Sonho que volto a sonhar

Sonho que não vou esquecer

Sonho que vou alcançar

Sonho ser poetisa

Sonho oriundo do amor

Sonho de um sentimento

Sonho marcado de dor

Sonho ser poetisa

Sonho nascido em botão

Sonho sonhado e sentido

Sonho do meu coração.