Crônicas

Francisco de Assis Martins

Titular da Cadeira Nº 15 - Patrono: João Anastácio Martins

                    Situa-se na Serra da Ibiapaba. Começa no local conhecido por "Quebradas" e se prolonga até as imediações da localidade de Riachão já nas proximidades de nossa cidade.

                    Será uma trilha de muita significação econômica para a nossa Ipu. Por muito tempo foi um veículo de escoamento de produtos como: óleo de mamona, coco, tapiocas, frutas em costas de animais, cebolas e alho, coentro e outros produtos similares. Era verdadeiramente bucólico o comércio feito pela nossa Ladeira chamada Lasca da Velha. 

                   O local em certos momentos se apresenta não muito íngreme, onde encontramos no seu percurso vestígios de um velho calçamento, cruzes de pessoas que por lá desapareceram e marcas dos Cavorteiros nas toscas pedras do trajeto da ladeira. 

                   Era comum nas noites de sexta para sábado ou mesmo pela madrugada vermos os transeuntes comerciante descendo a ladeira com uma lamparina ou bibiana para fazer a iluminação do seu trajeto, não muito desconhecido era quando das festas religiosas na nossa Ipu, logo após as novenas as pessoas que vinha assistir os ritos sagrados da Igreja voltavam com as suas luminárias na cabeça, asistidos pelos ipuense que ficavam em suas calçadas vendo a écloga procissão de luzes rumo a nossa Serra.

                  Uma panorâmica se descortina numa pedra grande que vamos denominá-la de Pedra do Descanso onde a visão é de uma bela raridade quando ao longe vislumbramos a nossa cidade.

                  Vem oportunamente esta Trilha resgatar as nossas memórias e raízes não tão distantes, mas tem um enriquecimento Cultural e Turístico dos mais expressivos dignos de quem a conhece.

                 A sua extensão é aproximadamente de 01 km

                Ipu, 09 de fevereiro de 2009.

Mais artigos do Autor.