Artigos

Maria Silonildes de Mesquita

Titular da Cadeira nº 38

 

SERENIDADE, UM ESTILO DE VIDA!

Quanto mais se busca o conhecimento de si mesmo, mais sábio nos tornamos. E assim sendo, nos tornamos também uma pessoa serena e pacífica. A serenidade é uma conquista que se consegue com o esforço pessoal e gradativamente ela se incorpora em nosso ser, virando, assim, um estilo de vida.

Para conseguirmos este estilo de vida, precisamos apenas exercitar todos os dias a nossa força de vontade diante dos pequenos desafios que são superados, irritação que se faz controlada, desajustes emocionais corrigidos, vontade bem direcionada, ambição freada.

Tudo isto são exercícios para a aquisição da serenidade. Um Espírito sereno já se encontrou consigo próprio, sabendo exatamente o que deseja da vida. A serenidade é como um jardim cheio de flores, bem cuidado e bem regado, harmoniza todo o ambiente e muitas pessoas vão querer estar à sua volta para perceberem o quanto é gostoso ficar em paz. A pessoa equilibrada e serena nos inspira confiança, acalma e propõe afeição. O homem sereno já venceu grande parte da luta. Portanto, nunca deixe que nenhuma agressão exterior te perturbe, levando-te à irritação, ao desequilíbrio.

Mantém-te sereno em todas as realizações. A tua paz é moeda arduamente conquistada ao longo dos anos, que não deves atirar fora por motivos irrelevantes. Os tesouros reais, de alto valor, são aqueles de ordem íntima, que ninguém toma, jamais se perdem e sempre seguem com a pessoa. Tua serenidade é tua gema preciosa diante daquele que te enganou, traindo a tua confiança, o teu ideal, ou envolvendo-te em malquerença. Mantém-te sereno sempre, nada é de veras tão importante para tirar a tua serenidade e equilíbrio. Quem te enganou é quem deve estar inquieto. Nunca te permitas demonstrar que fostes atingido pelo petardo da maldade alheia. No teu círculo familiar ou social sempre defrontarás com pessoas perturbadoras, confusas e agressivas. Não te desgastes com elas, competindo nas faixas de desequilíbrio em que se fixam. Vela sempre à tua paciência e serenidade. Sendo assim, exercita-te sempre com essas situações para, mais seguro, enfrentares os grandes testemunhos e provações do processo evolutivo da vida, sem esquecer do equilíbrio que te gerou serenidade.

 

Fortaleza,03/01/2021

 

Mais artigos do Autor.