Artigos

José Solon Sales e Silva

Titular da Cadeira nº 34

 

REFAZENDO PESSOAS

            O humano é exigente. Não gosto disso, não gosto daquilo. Você é assim, você é assado. Queria isso, queria aquilo. Difícil encontrar em uma pessoa tudo o que queremos. Somos assim. Exigentes, autoritários, egoístas.

            Mas existe solução para tantas exigências. Pegamos um pé de um, uma mão de outro, o tronco doutro lá, a cabeça de outro e vamos compondo o nosso ideal de pessoa. É possível? Este fuma, não quero. Aquele bebe, Deus me livre. O outro é carnívoro. Eca, este é vegetariano. O outro solta pum, aquele outro ri demais; mas o outro é muito sério. Isso é o homem. Dizendo melhor, este é o ser humano. Exigente, egoísta, só ele vale. Invariavelmente todos possuem algo de que não gostamos. E vamos deixar de gostar por isso? É possível. Mas também perdemos quando rechaçamos o que não gostamos.

            Constantemente a perfeição não existe. Sempre há um por quê ou um se não. E aí vai se perdendo convívio, tolerância, aprendizado, oportunidade, crescimento interior e quem sabe amor? Somos insuportáveis. Somos prepotentes. Somos humanos.

            Queremos o melhor para nós mesmos. Mas o melhor para nós mesmos faz-se assim? Por escolhas? Este não serve, é negro. Aquele também não serve, fala demais. O outro é arrogante. Este quer saber tudo. Mas, aquele outro quer ser superior. Ora, somos humanos. Somos sobretudo seres pequenos, com nossas exigências.

            A beleza está aí. Está aqui. Está em todos. Não gosto da barriga do outro? Mas este com barriga tem muito a me ensinar. Tem uma cor de cabelo que me agrada. Pode ter um detalhe, por mínimo que seja que me atrai. Somos bobos. Queremos a perfeição, mas nunca descobrimos que a perfeição está no conjunto das coisas, as minhas e as suas. Tenho algo de bom apesar do meu mau cheiro de cigarros. Você tem algo maravilhoso apesar da sua gordura em excesso.

            Juntos fazemos a perfeição. Sozinhos não somos nada não podemos nada. Seremos feios e intolerante. Juntos fazemos o que há de melhor. Sozinhos exigimos sempre. Olhe se uma pessoa efetivamente feia e repulsiva é inútil? Observe bem. Sempre há algo exuberante em qualquer pessoa, em qualquer ser. Busquemos o que há de melhor em cada pessoa que não apreciamos e certamente serão encontradas mais de uma qualidade, beleza, pureza, que irá nos melhorar em nossas evoluções.

            Nunca pense no cheiro do outro, encontre um aroma melhor do que aquele que você não gosta no outro, sempre existirá algo de bom nos aromas dos outros, além daquele que você aprecia. Precisamos acurar nossos sentidos além de nossas almas para transcendermos e vivermos bem. Precisamos compor o que há de melhor em cada ser. Somos sapiens e para evoluirmos necessitamos da tolerância, da ponderação, da parcimônia, da temperança.

            Maravilhosamente somos humanos. Somos contraditórios e insatisfeitos. Somos assim, insaciáveis, insatisfeitos, exigentes e queremos o que não existe a não ser que você seja capaz de refazer pessoas. É possível? Então refaça a humanidade...

Benfica, 09 de setembro de 2020

 

Mais artigos do Autor.