Cadeira n° 7
Cel. Thomaz de Aquino Correia nasceu no Ipu no dia 25 de julho de 1861que na pia batismal recebeu o nome de Thomaz. Farmacêutico, alquimista, casou-se com Cândida de Castro Corrêa. Faleceu a 26 de março de 1942 com 82 anos. Thomaz Correia era além de farmacêutico, músico, regente do Coral Santa Cecília da Igreja de São Sebastião de Ipu. Era flautista e tocava com perfeição o harmônio na Igrejinha. Falava fluentemente o francês, além de poeta e dramaturgo com várias peças teatrais de sua autoria que a juventude do seu tempo encenava garbosamente.
Membro fundador do Gabinete de Leitura, criador de vários jornais que circularam aqui no Ipu e em toda a região, como: O Ipuense, A Brisa, O Paladino, O Campo, Revista Mensal do Sindicato Ipuense e o Correio do Norte em 1917. Compôs o hino da cidade de Ipu em 1886, com letra e música de sua autoria e foi cantado pela primeira vez na instalação do próprio Gabinete Ipuense de Leitura. Compôs ainda o Hino das Escolas Reunidas de Ipu, com letra e música de sua autoria.
Foi Inspetor Escolar dedicando-se totalmente à orientação do professorado daquela época. Fundador da Farmácia Iracema, sendo hoje um marco de nossa história. Continua em pleno funcionamento, administrada por seus descendentes. Em sua homenagem foi construída uma Avenida Jardim que tem o seu nome, e no seu centro foi erigido o seu busto como prova de um reconhecimento implacável aos seus méritos, no dia 18 de março de 1962.
(Colaboração de Francisco de Assis Martins)
Fonte:
MOURÃO, Sebastião Valdemir et al (Org.). Livro dos Patronos da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. Fortaleza: Premius, 2010. Págs. 25 e 26.