Abílio Lourenço Martins
Titular da Cadeira nº 12 - Abílio Martins
![]() |
Fundação 14 de janeiro de 2006 Entidade de utilidade pública Lei municipal nº 284, de 23 de maio de 2011 |
![]() |
Abílio Lourenço Martins
Titular da Cadeira nº 12 - Abílio Martins
WEBMASTER
CLIQUE AQUI PARA ABRIR O EDITAL COMPLETO
EDITAL N° 02/2022
EDITAL DE SELEÇÃO PARA A CAPA DA REVISTA ACADÊMICA Nº XIII, DA ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES. O PRESIDENTE da Academia, HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES, no uso de suas atribuições estatutárias e administrativas, divulga, pelo presente Edital, a chamada de seleção para a Capa da Revista Acadêmica N° XIII, no período de Abril a Junho de 2022, obedecendo aos preceitos estatutários e objetivos da Academia.
Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes firma contrato de comodato com a Paróquia de São Sebastião de Ipu para utilização da nossa sede situada a Rua Coronel Pedro Aragão,nº 1271, Centro, IPU/CE.
ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES
Endereço: Rua Cel. Pedro Aragão (Antiga Rua da Goela) Nº 1271
Centro – Ipu – Ceará
CEP: 62.250-000
ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES (AILCA)
PUBLICAÇÃO DA REVISTA ACADÊMICA Nº XIII 2022
EDITAL N° 01
Revista Acadêmica XIII - 2022, disponível aqui.
"HORAÇÃO CONTRA PRECONCEITO"
ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES
Endereço: Rua Cel. Pedro Aragão (Antiga Rua da Goela) Nº 1271
Centro – Ipu – Ceará
CEP: 62.250-000
POTARIA Nº 02/PRESIDÊNCIA/ACADEMIA, de 11 de abril de 2022
O PRESIDENTE DA ACADEMIA IPUENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES, HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES, no uso de suas atribuições estatutarias e administrativas, conforme os artigos 22 e 23 do Estatuto e artigo 14 do Regimento Interno,
RESOLVE:
O poeta Gonçalo Ferreira da Silva nasceu no Ceará, na cidade de Ipu, no dia 12 de dezembro de 1934 e finou-se no Rio de Janeiro no dia 21 de outubro de 2022, sendo o seu corpo cremado em 23 de outubro. Autor de extensa obra em Literatura de Cordel, com mais de 300 opúsculos e dezenas de livros para todas as idades, manisfesta em riquíssima temática e iluminada por um vocabulário prrecioso e abundante. A trajetória de Gonçalo no cenário cultural brasileiro será semprre rememorada por ter sido ele um dos mais profícuos autores, não apenas no segmento da Literatura de Cordel, tendo também incursionado pelo conto e pelo soneto, além de ter desenvolvio brilhante carreira como conferencista e palestrante, semeando a cultura popular pelos quatro cantos do Brasil e do mundo.
Texto Publicado no Instagram da Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes em 23/10/2022.
Gonçalo Ferreira da Silva, filho de Osório Ferreira da Silva e Francisca Gomes da Silva, foi Acadêmico Correspondente da Academia, tendo ingressado neste sodalício em 18 de janeiro de 2013. Dois anos depois a Academia presta-lhe merecida homenagem apondo seu nome a Cordelteca. Tal ato se deu na gestão da Profa. Natália Maria Viana Soares Lopes, gestão conhecida como “Imortal são as Obras”. Na ocasião o Sr. Gonçalo compareceu a solenidade, coisa que muito honrou a Academia. Padre João Rodrigues, pároco de Ipu, abençoou a Cordelteca Gonçalo Ferreira da Silva. O filho do Sr. Osório e D. Francisca casou-se com Maria do Livramento Ximenes de Aragão (1974), com quem teve três filhos: Marlos de Herval Lima da Silva (1974), Rubens de Herval Lima da Silva (1975) e Jorge Luís de Herval Lima da Silva (1982).
Academia de Portas Abertas
“É um espaço, que se propõe a refletir sobre este universo múltiplo, a cultura" Proporcionar o prazer e alegria da conversação entre acadêmicos e societal, ampliando o horizonte e hábito com: a literatura, as poesias, os contos, os causos, as crônicas, a música e promover atividades educativas, culturais e científicas em prol da sociedade ipuense.
📍Dia 30 de março de 2022
📍Horário: 19 horas
▶Link da Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=zJB-S2wIWGc