Artigos

 

José Maria Bonfim de Moraes

Titular da Cadeira Nº 21 - Patrono - Abdoral Timbó

 

 

Eis-me aqui Senhor (Is 6, 8)

O Domingo do Acolhimento! 

Dom Gregório (nome monástico) Paixão, o novo arcebispo Metropolitano de Fortaleza fez neste domingo uma visita ao Mosteiro de São Bento. Dom Gregório filho de Aracaju, aonde nasceu, em 1964. Estudou com os salesianos, no educandário sergipano, para se ordenar monge filho de São Bento. Ainda não sexagenário tem uma longa estrada percorrida, nas sendas apostólicas. Foi bispo auxiliar de Salvador, para depois assumir a diocese de Petrópolis. E agora com imenso júbilo nos o recebemos.

Fortaleza sempre sai ganhando com Episcopus de ordem religiosa. Foi assim com Dom Antônio de Almeida Lustosa. Dom Lustosa que convivi com ele em Carpina, Pernambuco era salesiano. Um santo. Sementeiro de Fé e Esperança. Depois Dom Aloísio, Cardeal Lorsheider, filho de Estrela, Rio Grande do Sul. Era franciscano. Depois Dom Cláudio, Cardeal Humes, franciscano, filho de Montenegro, Rio Grande do Sul. E agora nos chega Dom Gregório, nome de santo estrelado. Nome de Magnus.

Na pequena capela monástica, na Colina da Paupina, recebíamos este pastor simples. Alegre como um canto. Terno como uma sinfonia. Aliás ele é um grande músico. Um sorriso generoso e largo como um alvorecer, conquistou a todos. Como Deus é bom. Trazer para nos um sergipano das ribeiras do Rio São Francisco. Trazendo a água viva do Evangelho. Água nova revigorada de indizível esperança! Laudate Dominum omnes gentes: laudate eum omnes populi quoniam confirmata est super nos misericórdia eius; et veritas Domini manet in aeternum. Ave Gregorius, episcopus noster. Amém.

 

 

Mais artigos do Autor.