Artigos

Francisco de Assis Martins

Titular da Cadeira nº 15

 

O CANDELABRO DO SERTÃO

 

“... Mandacaru quando fulora na seca, é sinal que a chuva chega ao Sertão...”

Com esta inicial com a letra da música do Luiz Gonzaga vamos tentar aqui em algumas linhas descrever alguma coisa do nosso Mandacaru. Planta Xerófita, que acumula muita água, razão porque sobrevive no sertão seco do nordeste.

Alguém já falara que “o clima é o espelho da vegetação”, comprovamos isso quando observamos a nossa CAATINGA desenvolver-se em tamanho disserto, o semiárido do Nordeste Brasileiro.

A condição climática nos mostra claramente a razão da existência das plantas xerófitas. E lá está o nosso mandacaru desfilando no desfiladeiro dos terrenos rochosos e áridos do nosso sertão.

Em nascedouro alternado se apresentam de várias formas, uma morfologia variada em tamanhos e formação.

E lá está o nosso Candelabro do Sertão com três pontas ascendentes dando privilegio a forma de um verdadeiro CANDELABRO.

Verdinho e muito bonito se apresenta em vários tamanhos no nosso sertão,

Como parte do cenário surge o Juazeiro bem verde e coposo para completar a paisagem sertaneja. Alguns pássaros chegar a pipilar nos seus galhos, mesmo porque ele produz um fruto docinho que alimenta a passarada, e as criações de ovinos e caprinos que vivem nas terras sertanejas.

E o viandante do sertão que caminha nas penosas estradas não deixa de contemplar mesmo aridamente as coisas que embelezam a nossas terras numa irreverente briga com ele mesmo e o tempo.

Aqui e acolá uma cacimba com um pouquinho d’agua para alimentar os animais da fauna ali existente e muito especialmente os pássaros; a Juriti, por exemplo, gosta de beber cedinho e à tardinha dando assim uma propicidade aos caçadores hoje quase inexistentes, mas, que servem também para o consumo de alguns poucos moradores das circunvizinhança.

Vez por outra surgem do nada a lembrança do verdadeiro Candelabro expostos nas Igrejas em Palácios e outros mais, do filme “O Candelabro Italiano” com a sua respectiva música, enfim as coisas do Sertão são verdadeiramente sabias deixando em cada uma de suas paisagens um mundo de sabedoria de aprendizagem.

 

Mais artigos do Autor.