Artigos

Francisco de Assis Martins

Titular da Cadeira nº 15

 

U. E. I - União Estudantil Ipuense

União Estudantil Ipuense, órgão que congregava os estudantes de Ipu residentes em Fortaleza.

Fundada a 20 de Abril de 1962, por um grupo de estudantes aqui de Ipu residentes em Fortaleza, estudantes da maior estirpe como: Nildomar Pontes (em memória), Gutenberg Castro, Francisco Melo, Dião Tavares, Luiz Pessoa Aragão-Boy e outros.

Esta associação visava ampliação dos nossos conhecimentos, além de termos juntos aos órgãos competentes nossa representação.

A U. E. I. Promoveu vários eventos culturais, talvez a primeira e última exposição de livros já realizada no Ipu. Aconteceu nos salões do Grêmio Recreativo Ipuense, vindo da Livraria Feira do Livro de Fortaleza.

Promovemos palestras com personagens das mais expressivas, no cenário político e cultural dos anos 60, como: Pe. Arquimedes Bruno, D.Antonio Fragoso (Bispo de Crateús), Lauro de Oliveira Lima, Pedagogo dos mais renomados do País, aqui do Ipu, contamos com o apoio de palestras sobre a cidade com o historiador e escritor Francisco das Chagas Paz; da professora Valdemira Coelho; do médico Francisco Rocha Aguiar.

Em Fortaleza promovíamos encontros nas salas do Colégio Rui Barbosa, onde discutíamos problemas sociais e políticos dos mais diversos.

Chegamos até mesmo a criar um pequeno coral somente com vozes masculinas, e todos de Ipu.

Tínhamos pontos de encontro em Fortaleza um deles era em frente à Loja de Discos "Vox" (já extinta); na esquina da Rua Ouvidor com Major Facundo era em frente à antiga e também extinta Rouvanni, (Esquina do Pecado) loja de confecções masculina, também extinta.

Aos sábados a turma era bem maior. O encontro dava-se em frente ao "Café Cearazinho", para combinação da tradicional "Pelada" na praia de Jacarecanga, todos participavam.

Participávamos de seminários, congressos simpósios e outros acontecimentos culturais realizados pelas lideranças Universitárias de Fortaleza.

A U. E. I. Deixou um marco e uma lembrança que até hoje não conseguimos esquecer.   

 

Mais artigos do Autor.