Artigos

Maria Silonildes de Mesquita

Titular da Cadeira nº 38

 

Nem sempre o Herói vencerá!

Tenho percebido nos últimos tempos o quão frágeis estão se tornando as pessoas. Será que estamos esquecendo que cada um de nós trás dentro de si um herói? Herói é aquele ser humano capaz de vencer qualquer desafio, qualquer inimigo ou dificuldade. Por muitas vezes esquecemos que este herói precisa ser exercitado, treinado, fortalecido e aprovado. Sem este exercício vamos torná-lo fraco, acomodado e sem sonhos.

Como vamos exercitar o nosso herói se não admitimos passar por sofrimento negações e dificuldades? Somente nas dificuldades poderemos encontrar oportunidades valiosas para nosso crescimento interior. Quando nos colocamos à prova, vislumbramos duas saídas; ou recuamos e nos tornamos frágeis, perdedoras, ou avançamos e lutamos até sermos vitoriosos.

Neste momento, se você optou por ser vencedor, o seu herói foi alimentado positivamente e você se constitui uma pessoa forte e passa a acreditar em você mesma e isto é maravilhoso para a sua saúde emocional. Se você optou por recuar, isto não é bom, seu emocional irá permanecer fragilizado. Portanto precisamos ser fortes e nunca nos desesperarmos diante dos problemas. Precisamos saber conviver com os dissabores, com as dificuldades. Sem vivenciá-los nunca iremos ser fortes o suficiente para superar uma situação desagradável, uma situação de negação. Situações desagradáveis em nossa vida, nunca deixarão de existir. Temos que diante delas, nos levantarmos com enfrentamento e fortaleza. Também temos que aprender que por mais preparados que se esteja poderemos perder e isto faz parte da vida.

Afinal, não estamos aqui só para ganhar. A vida é um jogo e nada é estático e nem igual. O bom mesmo é termos uma boa saúde emocional que nos permita entender que a vida é feita de altos e baixos e que devemos estar preparados para os dois sempre! Nem toda tristeza é depressão e nem toda preocupação é ansiedade.

     Fortaleza 10/09/2019

 

Mais artigos do Autor.