Acadêmicos
Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Padrão Helvética Segoe Geórgia Horários

Cadeira Nº 13

Patrono

Gerardo Aires de Sousa

 Acadêmica

Maria das Graças Aires Martins (1ª Ocupante)
Posse:  14 Jan 2006
DN: 4 Mai

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

DADOS BIOGRÁFICOS

MARIA DAS GRAÇAS AIRES MARTINS

            Maria das Graças Aires Martins é natural de Ipu Ceará, filha de FRANCISCO GONÇALVES MARTINS E TEREZINHA AIRES MARTINS. Professora especialista, formada na área de Ciências Humanas (Estudos Sociais) e (Pós Graduada em Geografia) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 1991. Foi professora titular do curso de formação de professores do PATRONATO SOUSA CARVALHO e também coordenadora das oficinas de artes nos anos 80.

          Foi diretora da Escola Municipal Dr. Francisco Rocha Aguiar sendo pioneira na implantação do sistema de tele ensino (TV educativa) em Ipu, em 1976, ano em que estava sendo implantado em nosso município os primeiros sinais da tecnologia nas escolas.

           Foi diretora interina das Escolas Estaduais Cel. José Lourenço de Araújo (1973) e Auton Aragão (1984) , aposentando-se como Vice Diretora da referida Escola em 1993.

         Foi professora fundadora do curso de formação de professores da Escola Dona Tereza Odette Ipu-Ce. Auxiliar de bibliotecária da primeira biblioteca pública Ipuense (1970 a 1980) depois biblioteca Oswaldo Araújo. Foi professora de artes do Colégio Ipuense, idealizando e realizando a 1ª Exposição de Arte e Cultura do colégio, aberta ao público em geral. Foi membro atuante do teatro Ernestina Magalhães (Ipu-Ce), em peças teatrais, comédias, musicais etc.

          Membro fundador do Movimento de Promoção Social de Ipu (1982). Organizadora de cerimoniais em eventos sócio-culturais de Ipu, entre eles: lançamentos de obras literárias, e recepção de autoridades do meio politico, sócio literário e religioso, entre elas, a escritora RAQUEL DE QUEIROZ (1995).

          Membro do Conselho Municipal de Assistência a Criança e Adolescente de Ipu 1996.

          Pertenceu a diretoria do Lions Clube de Ipu, coordenando os eventos sócio-culturais.

        Foi indicada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará e 5ª Crede, em convênio com o MEC, (Ministério de Educação e Cultura) para coordenar e supervisionar o projeto “Escola Ativa” na Região da Ibiapaba (1999 a 2002); participando de encontros e capacitações em Brasília- DF; Natal- RN; Fortaleza- CE; representando a Região da Ibiapaba, enquanto supervisora do referido projeto, dando assistência as salas multisseriadas das escolas da zona rural dos municípios da região da Ibiapaba que foram selecionados pelo Ministério de Educação e Cultura ( MEC).

       Foi diretora de Gestão e Articulação Educacional na Região 5 – Tianguá- Ce. Membro fundador da AFAI (Associação dos Filhos e Amigos de Ipu). É titular da cadeira Nº 13 da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, Patrono: Gerardo Aires de Sousa, hoje, (na função de Diretora Social da referida Academia). É Autora de projetos entre eles: “Toda Escola tem História”; “Escola e Cidadania”; “Com leitura tudo se constrói”; “Espaço de integração docente”; “A criança e o seu potencial de voz” (coral Infantil); Memória das Famílias Tradicionais Ipuenses.  Autora de Contos e Poesias, (em organização para futuro lançamento da obra); já com algumas poesias em divulgação nas escolas e nos meios de comunicação da cidade de Ipu, entre elas: “O IPÊ DO IPU- O IPU DO IPÊ; VIVA A MULHER!!!; índia Iracema; A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DE IPU” e outros.

       Como Amante da Cultura procura descobrir e divulgar talentos culturais ipuenses no mérito das suas ações, como professora aposentada e como cristã autêntica junto a Igreja e as comunidades apostólicas, favorecendo o desenvolvimento sócio cultural religioso da criança, do jovem e do adulto, à luz da fé, da verdade e do amor.

       Maria das Graças Aires Martins, ama acima de tudo aquilo que faz, sob as bênçãos de Deus abraçando as causas, os desafios, com base na filosofia do autor que diz: “Cada dia é um degrau, cada degrau é uma luta, cada luta um aprendizado”.

Ipu, Ce

Obs: Dados biográficos publicados na Revista Acadêmica