Prof. Valdemir Mourão

Titular da Cadeira nº 2

 

abaixo; a baixo - Ver também embaixo; ● abaixo, escrito junto, se opõe a acima; em lugar menos elevado; na parte inferior; grito de reprovação; ● a baixo, escrito separado, significa para baixo, em oposição a de alto. Exemplos:

1) O jurado mediu a miss de alto a baixo.

2) Outros assuntos serão encontrados abaixo.

3) Abaixo a corrupção!

4) “Quando soprei e as cartas foram abaixo, Esmeraldina sorriu.” (Ana Miranda. O Peso da Luz. p. 166, 2013).

6)  “Uma das minhas irmãs mais novas que eu, logo abaixo, subiu ao altar.” (Moreira Campos. A Gota Delirante. p. 116, 2014).

7) “Leôncio Basbaum lembra que a conspiração que pôs abaixo o Império não foi uma trama hábil e cuidadosamente preparada como se supõe.” (Rogaciano Leite Filho. A História do Ceará Passa por esta Rua. p. 37, 1988).

embaixo – Significa em posição inferior; desprovido de recursos; por baixo; debaixo de; sob. Mesmo quando se opõe a em cima, constitui um só vocábulo. Exemplos:

1) Vou lá embaixo para sentir a fortaleza das alturas daqui.

2) “Com as últimas pesquisas de opinião embaixo da mesa, e com a preocupação exposta no cenho franzido.”(Glauder Arcanjo. Cambono. p. 134, 2016).

3) “Lá na frente duas pessoas jogavam gamão, tabuleiro nos joelhos, embaixo de um benjamim...” (Pedro Salgueiro. Dos Valores do Inimigo. p.54, 2006).

 

Mais artigos do Autor.