Notícias

Francisco Martins de Souza Torres

Titular da Cadeira nº 3

 

Francisco Martins de Souza Torres, conhecido carinhosamente por Coronel Fanico, ou Fanico, é o atual presidente da Academia Ipuense de Letras.

Graduou-se em Engenharia Civil, tendo toda a sua carreira ligada à gloriosa Forças Armadas, estando, hoje, na reserva como Coronel do Exército.

É reconhecido pelos que o conhecem como uma pessoa cordata, discreta, competente e com uma inteligência acima da média. Isso é fato e dou testemunha: Há anos, estava com o seu contemporâneo Francisco Albery Nogueira Nunes, (ex-acadêmico correspondente da AILCA) na sede da Academia Cearense de Letras, quando o levei para colher informações acerca da futura Academia Tianguaense de Letras, que ele pretendia criar naquela cidade serrana. Na antessala, conversando informalmente, ele, falando sobre os seus contemporâneos ipuenses do seminário de Tiangua, afirmou:  “Abílio nunca vi um cara tão inteligente como o Coronel Fanico, não o via estudando; mas foi sempre o primeiro da sala durante todo o período em que lá estudamos.

É esse um pouquinho do que é o nosso querido amigo, hoje aniversariante, Francisco Martins de Souza Torres.

Parabéns, Fanico.

Fort. 6 mai 2020.

 

Mais artigos do Autor.