Discursos

Natália Maria Viana Soares Lopes

 

Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Ipu, Sr. Carlos  Sérgio Rufino Moreira

Ex.mo Sr. Presidente de Honra  da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, Dr. Thomaz de Araújo Corrêa

 Rev.mo  Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva  

 Sr. Presidente da AILCA , Cláudio César Magalhães Martins e demais autoridades presentes

Digníssimos Acadêmicos, meus amados familiares, Senhoras e senhores,

 

 

Que as bênçãos de Deus recaiam sobre nós , neste momento solene , quando uma nova etapa inicia-se nesta Casa de Cultura e tradições, a CASA OSVALDO ARAÚJO  que abriga a Academia Ipuense de Letras , Ciências e Artes - AILCA, e a Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – AFAI.

 Não sei bem se é alegria, entusiasmo ou regozijo esta sensação que nos enche o coração... Só sei que me vem à mente as palavras do Evangelho: “Tudo posso naquele que me fortalece”

E nós estamos aqui, nobres  Acadêmicos, companheiros da Diretoria IMORTAIS SÃO AS OBRAS, ora empossada.

Sinto-me honrada em representar esta plêiade, digna e valorosa, em seus anseios e objetivos, os mais elevados e iluminados.

Senti-me intimidada ante a audaciosa idéia de candidatar-me à presidência da AILCA,  cônscia dos grandes valores e competência dos  outros acadêmicos, mas, confortada e encorajada por tão dignos companheiros, aceitei o desafio. Buscarei a sabedoria valiosa de nossos Patronos e a segura experiência desses  dois jovens ex-Presidentes,  Sebastião Valdemir Mourão e Abílio Lourenço Martins,   a quem tenho a honra e o prazer  de chamar ex-alunos. Assegura-me a tranqüila disponibilidade e conhecimento de Maria das Graças Aires Martins e Francisca Ayla Oliveira Costa, na Secretaria; a incondicional capacidade de José Solon Sales e Silva e Ana Lucila Aires Martins na Diretoria Financeira é real segurança; a sábia e criativa desenvoltura de Maria de Lourdes Mozart Martins Moura é um atestado de fidelidade e firmeza na Diretoria de Publicação e Marketing. Maria Telma de Melo Lima, atual Presidente da AFAI,  na Diretoria de Patrimônio nos garantirá a dinâmica de nossa entidade cultural, ao lado da iluminada inteligência de Aldânia Maria Lima Soares Matos que atuará na Diretoria Sociocultural.

O Conselho Fiscal  terá a sábia  supervisão de  Dr. Paulo Ronalth Peres Melo  e   Maria Silonildes de Mesquita, pelos Acadêmicos,  e do conceituado Contabilista ipuense José Matias Costa, representando a sociedade ipuense.

É rico o nosso Quadro Acadêmico. Grandes valores culturais e morais compõem a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, mais enriquecido ainda com a inclusão agora dos novos Acadêmicos Kléber Teixeira Santos e Antônio Marcos Silva Sampaio. Bem vindos!

Neste biênio de 2016 e 2017, à frente de nossa AILCA, faltar-me-á competência, sabedoria e experiência, mas me sobrará boa vontade, respeito e dignidade para, ao lado dos que compõem a Diretoria IMOTAIS SÃO AS OBRAS, e outros Acadêmicos disponíveis,  desenvolver um Projeto inteligente e corajoso, em busca da dinamização desta Casa Osvaldo Araújo, com envolvimento da juventude estudiosa e da sociedade amante das letras e da cultura.

Agradeço a confiança em mim depositada, cientificando-vos de que procuraremos ser fieis ao lema de nossa Academia, tão bem vivenciado  por nossos Patronos : Ética – Respeito e Dignidade.

A atual Diretoria tem grande participação feminina o que favorecerá a dinâmica das ações, realçando-se  a sensibilidade, criatividade e espírito de doação e perspicácia.

Dez anos completa a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, é momento propício para regozijos e agradecimentos. Aos ex-presidentes Manuel Evânder Uchoa Lopes, Sebastião Valdemir Mourão e Abílio Lourenço Martins que tão sabiamente souberam conduzir a AILCA; ao atual Presidente Cláudio César Magalhães Martins de quem recebemos grandes lições, as quais saberemos  aplicar...

Agradecemos ao Sr. Prefeito Municipal, Sr. Carlos Sérgio Rufino Moreira, a parceria institucional e a disponibilidade no atendimento às necessidades da CASA OSVALDO ARAÚJO. Muito obrigados.

  Um agradecimento especial ao Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva,  responsável paroquial  pela Casa Osvaldo Araújo, cedida, em Comodato, à Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – AFAI e Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes –AILCA.

Esta Casa, Pe. Nonato, abriga relíquias memoráveis e ideais de uma cultura ativa e vivificante. A sensibilidade e espírito cívico de Vossa Reverendíssima nos presentearam com os espaços desta abençoada Casa.

O renomado poeta e memorialista Joaquim Nabuco afirma;”O espírito acadêmico é uma espécie de conservação ou um convite à fraternidade das inteligências, através da alegria do convívio intelectual e compreensão dos espíritos, fundindo cérebros e corações para a comunhão das idéias.”

Na aurora desta nova etapa da AILCA, com o coração sensibilizado e a alma  esperançosa e agradecida, queremos expor e perpetuar aqui a expressão de nosso reconhecimento, fazendo a aposição da foto do  Acadêmico Honorário, Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva,  ao lado de nosso Presidente de Honra, Dr. Thomaz de Araújo Corrêa. É uma forma simples que temos para demonstrar nossa gratidão.

Convido os Vice-Presidentes Sebastião Valdemir Mourão e Abílio Lourenço Martins para apor o quadro no lugar de destaque.

A todos a certeza de nosso grande apreço e as melhores intenções de, um trabalho participativo, harmonioso e profícuo.

Uma palavra de saudade à minha irmã Maria da Conceição Viana, que deixou vazia a cadeira 16, tão honradamente ocupada agora pela minha dileta amiga a confreira Telma Lima. Que Deus nos permita que seu  iluminado espírito possa, realmente, estar entre nós,  iluminando-nos e fortificando-nos.

Muito obrigada

 

Mais artigos do Autor.