Discursos

José Solon Sales e Silva

Titular da Cadeira nº 34

 

DISCURSO DE AGRADECIMENTO PELA OUTORGA DA MEDALHA DO MÉRITO EDUCACIONAL - DR. RAIMUNDO CÉSAR GADELHA DE ALENCAR ARARIPE

Magnífico Reitor do Instituto Federal do Ceará

Prof. Virgílio Augusto Sales Araripe

Caríssimo Diretor Geral do IFCE, Campus Fortaleza

Prof. Eduardo Bastos

Digno Prof. Moises Mota Filho

Ex-Diretor do IFCE, Campus Fortaleza

Caríssimo Ex-Diretor do IFCE, Campus Fortaleza

Prof. Luiz Orlando Rodrigues

Caríssimo Prof. Samuel Brasileiro Filho

Digno Ex-Diretor do IFCE, Campus Fortaleza

Caríssimo Prof. Antônio Solon de Farias e Silva Neto

A quem cumprimento de forma muito especial por ser minha obra prima

Autoridades civis e militares

Dignos homenageados

Caríssimos presentes,

            Há um tempo conversando informalmente com colegas de trabalhos, dizia da alegria que senti em minha filha ter recebido uma medalha de honra ao mérito. Lembro-me que naquela ocasião comentei que nunca tinha recebido nenhuma medalha. É verdade.

            Sentimento de gratidão e de muita relevância, pois ele nos incentiva e nos mantém alertas para continuarmos atentos no que fazemos. Buscava tornar-me um educador. Já tenho 33 anos de ensino no nível superior. Sou professor entusiasta e sempre me agradou imensamente minha profissão. Quero ser educador. Tarefa difícil. E agora parece que já sou, pela generosidade dos fazem o Instituto Federal do Ceará em me homenagear com a Medalha do Mérito Educacional - Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe a maior honraria da instituição.

            A primeira e mais importante homenagem que recebo ao longo da minha vida, pois retrata um fazer inacabado, mas com zelo, coragem, vontade de acertos. Gratidão é o meu sentimento maior. Não me considero merecedor de tamanha honraria, pois sei existirem professores mais competentes e dedicados. Mas sou muito grato pela escolha do meu nome e, tenham certeza, honrarei esta Medalha até o fim de minha vida.

            Meus agradecimentos a meus pais que me ensinaram valores e que os passo até hoje aos meus familiares e alunos. A minha família, razão de muitos sacrifícios para melhoria de todos nós. Agradeço reconhecidamente aos pares que se lembraram do meu nome para tamanha honraria. A administração superior desta casa na pessoa do nosso Reitor Prof. Virgílio Araripe.

            Parabenizo meus pares homenageados, Prof. Judicael Sudário de Pinho, aluno da primeira turma de Turismo da ETFCE e também meu colega de profissão; Márcio Oliveira Albuquerque, que com competência e comprometimento é merecedor desta medalha e chegamos juntos a esta casa há 25 anos e Herson de Sousa Gomes, que começa por onde estou terminando. Parabéns a vocês pela capacidade e dedicação.

            Recebo esta honraria com muita humildade e com a certeza de que ela aumenta minha responsabilidade para com os alunos, os colegas de trabalho e a sociedade.

            Muito agradecido.   

NOTA:

A Medalha do Mérito Educacional - Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe e a maior comenda outorgada pelo Instituto Federal do Ceará e foi instituída por meio de resolução do Conselho Superior e tem o objetivo homenagear pessoas dos vários segmentos da sociedade e/ou do quadro de servidores ou estudantil do IFCE, em decorrência de colaboração dada, ou serviços prestados à instituição ou, ainda, por terem desenvolvido ação que tenha projetado positivamente o trabalho do IFCE na sociedade. (IFCE, 2017 - https://ifce.edu.br/noticias/noticias-de-destaque/ifce-entrega-medalha-do-merito-educacional)

 

Mais artigos do Autor.