Crônicas

José Solon Sales e Silva

Titular da Cadeira nº 34

 

PIAUÍ

            Piauí é ir além. Comecei na Fazenda Taboa. Na verdade meu avô paterno, dos Castelo Branco e Pereira da Silva. José Solon Castelo Branco Pereira da Silva filho de Solon Augusto Castelo Branco Pereira da Silva, nascido na Taboa. Casa grande ornada com um velho tamarineiro que até hoje resiste.

Hoje vejo outro Piauí. O do Delta do Parnaíba, de Sete Cidades, das opalas de Pedro II, das memórias milenárias da Serra da Capivara.

            Certamente os Castelo Branco e Pereira da Silva também fizeram Oeiras. Altaneira, bela, quase tricentenária, fidalga. Oeiras, a primeira capital. Teresina a capital planejada. O rio majestoso, digno, indispensável nos tempos idos, arquejante nos tempos de hoje. Hoje é quando? Agora? No momento em que você lê estes escritos.

            Castelo do Piauí. Piracuruca quase bi centenária. Piripiri, desmembrada de Piracucura, bem juntinhas. Sete Cidades, incógnita dos mais antigos.

            Em minha casa, na casa de meus pais, sempre tínhamos cajuína e os alimentos eram temperados com cominho. Pras sobremesas vez em quando o doce de buriti. Costumes trazidos por meu pai que aprendeu com meu avô. Ainda hoje uso o cominho como tempero predileto. Tem gosto de casa de pai.

            Piauí é ir além. Da paisagem, da comida. Serrado e caatinga, estudos do Alberto Jorge, biólogo competente que a vida trouxe para o Piauí. Seu avô materno foi migrante do Piauí para o Ceará. A energia dos Pereira da Silva o trouxe de volta para o Piauí.

            E o capote com pirão? Típico do Piauí? Sei não, mas o daqui tem sabor de Piauí, exclusivo com cominho. E o que dizer do bolo de goma? Imbatível, inigualável, só comi aqui.

            Minha avó paterna, cearense casada com um piauiense, era exímia na feitura da cajuína. Cajuína é cearense ou piauiense? Não sei. Dizem que o farmacêutico baiano radicado no Ceará, Rodolfo Teófilo, a inventou. Com certeza sei que gostamos muito.

            Piauí é ir além. Fidalga, faceira, elegante é Castelo Branco, Pereira da Silva e de tantas e tantas outras referências. Reverenciamos nosso estado raiz, nossa Taboa.

Sete Cidades, 28/09/2019

 

Mais artigos do Autor.