Artigos

Abílio Lourenço  Martins

Titular da Cadeira nº 12

 

Onde está a verdade?

 

            É muito comum presenciarmos ou participarmos de prolongadas e calorosas discussões que não chegam a um bom termo. São réplicas e tréplicas infindas, sem a conclusão de uma conciliação.

            As partes, exaltadas, buscam mostrar a sua verdade, muitas vezes sem dar a chance de ouvir o contraponto do antagonista. Será o temperamento colérico se sobrepondo?

A verdade poderá estar comigo. Entretanto, se colocarmos a sensatez como juíza, haveremos de concordar que nessas discussões subjetivas, a verdade poderá estar aqui ou do outro lado.

Poderíamos citar dezenas de exemplos, inclusive aqueles que surgem, frequentemente, nas mesas de bares, acerca dos mais variados temas: religião, futebol e política, principalmente.

Veja, por exemplo: se juntássemos numa mesa redonda líderes das mais diversas religiões: budista, islamismo, judaísmo, hinduísmo, católica, evangélica, doutrina espírita e o mediador determinasse dez minutos para cada representante discorrer sobre a sua religião, para, ao final, eleger a verdadeira.

Saberíamos, de antemão, que não chegariam a um consenso. Oxalá, não ocorresse um quebra-pau, pois todos esses líderes, alguns fanáticos, têm por trás do seu escudo, a inabalada fé, mas que não significa ser a verdade.  Esta, só ao morrer. Mesmo assim, existe um percentual razoável de ateus para discordar.

No futebol ocorre o mesmo. A paixão é cega ao ponto de não nos possibilitar ver as virtudes da equipe adversária.

E na política? Ah, na política existe fatos sobejamente discutíveis, tais como a ideologia e os interesses individuais, cujos integrantes, vendados, ou com um alto grau de miopia, não permitem, conscientemente, decodificar, com lucidez, a verdade.

Discutem, simplesmente. Às vezes se matam.

Parafraseando o filósofo alemão Friedrich Nietzsche – “A verdade é apenas uma metáfora”

Por fim, percebe-se que a verdade não é um conceito, não cabe na filosofia, a verdade só cabe em Deus quando, certo dia, através de um certo Galileu afirmou “Eu sou a verdade e a vida”.

Fortaleza, 17 jun 2019

 

Mais artigos do Autor.