opções

Cadeira n° 1

 

NASCIMENTO: 27/05/1941 EM CROATÁ-CE ( ENTÃO, DISTRITO DE GUARACIABA DO NORTE)

 

FORMAÇÃO: MÉDICO VETERINÁRIO PELA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CEARÁ

FRANCISCO EDIBERTO UCHOA LOPES nasceu em 27 de Maio de 1941 na cidade de Croatá-CE, então distrito de Guaraciaba do Norte. Ainda criança foi residir na cidade de Ipu-CE, onde fez os primeiros estudos e o curso primário; cursou o ginasial no Liceu do Ceará.

Posteriormente, na capital cearense, Fortaleza, cursou o científico no Colégio São João.          

                                      

Cursou a Faculdade de Medicina Veterinária do Estado do Ceará, hoje integrante da Universidade Estadual do Ceará – UECE, onde concluiu brilhantemente o Curso de Medicina Veterinária.

 

Francisco  Ediberto Uchoa Lopes  iniciou sua vida profissional como concursado do Ministério da Agricultura no município de Caxias-MA, sendo posteriormente transferido para a Capital do estado, São Luis, onde ocupou os mais altos cargos do Ministério.

Em sua formação acadêmica e profissional, fez diversos cursos de Pós-Graduação e de Aperfeiçoamento  em várias Universidades, tais como Brasilia, USP, Universidade de Pernambuco e Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.

 

No magistério, Francisco Ediberto Uchoa Lopes, participou da criação, fundação  e organização da FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA do Estado do Maranhão, hoje integrante da Universidade do Estado do Maranhão; Foi seu PROFESSOR TITULAR  até sua morte, que se deu precocemente em  31 de Outubro de l981 em Fortaleza-CE.

Mais artigos do Autor.