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Por Olívio Martins de Souza Torres

 O DNIT doou à Prefeitura Municipal de Ipu, graças aos esforços do dinâmico, atuante, competente e empreendedor prefeito Sérgio Rufino (PCdoB), do eng.º José Hamilton Pereira (REFFSA) e de um pequeno grupo de ipuenses, uma locomotiva diesel para ornamentar a Praça da Estação. Outros dois vagões também foram solicitados.

A Estação de Ipu vai reviver seu passado glorioso. Os mais velhos vão matar saudades daqueles belos tempos. E os mais jovens vão ter a noção do que o transporte ferroviário representava para Ipu. O conjunto de uma locomotiva e de dois vagões vai configurar o quanto a Estrada de Ferro foi importante para Ipu nos aspectos arquitetônico, econômico, urbanístico, social, artístico e cultural. 

A Estação de Ipu é um dos principais e conhecidos ícones da cidade, ao lado da Bica (Fall of Ipu) e da Igrejinha do Quadro. Ela foi parte integrante da minha infância e da minha juventude, pois, como disse a nossa escritora Raquel de Queiroz, "menino criado em beira de linha fica com o trem no sangue".

Era a Estação o ponto de encontro diário de grande parte da população da cidade e daqueles que, ocasionalmente, vinham dos distritos, sítios e fazendas. Ao toque da sineta, anunciando a chegada próxima do trem, as pessoas se dirigiam em correria para lá. A Estação presenciou, sem dúvida, grandes momentos e episódios marcantes. Eram partidas e chegadas de entes queridos, encontros e desencontros, alegrias e tristezas, boas-vindas e despedidas, sorrisos e lágrimas, beijos e tapas, juras de amor e chiliques de ciúmes, inícios e términos de namores e flertes. Enfim, as alegrias e as vicissitudes que povoam os fundos arcanos da misteriosa e insondável alma humana.

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