opções

. Natal/RN
. Ingreso: 18Jan 2013
. E­mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
. Padrinho –Valdemir Mourão

 

Nasceu na cidade de Ipu/CE, no dia 17 de outubro de 1934,  filho de Edgard Corrêa de Castro e Sá e Thereza Odette de Araújo Corrêa.

 

Iniciou seus estudos na escola particular da Professora Carmosina Xerez Máximo, também em Ipu/CE.

 

Realizou os cursos primário, ginasial e científico no Colégio Cearense Sagrado Coração, dirigido pelos Irmãos Maristas, em Fortaleza/CE, de 1947 a 1955.

 

Cursou Medicina na Universidade Federal do Ceará de 1957 a 1962, pertencendo a 1ª Turma do Internato da Faculdade de Medicina da Universidade do Ceará .

 

 Fez Residência de Clínica Obstétrica na mesma Universidade  (UFC) no ano de 1963.

 

Foi admitido no Serviço Cooperativo de Saúde do Estado do Ceará em 1° de março de 1964.

 

Atuou como médico-chefe substituto nas Unidades Sanitárias do Serviço Cooperativo de Saúde do Estado do Ceará nas cidades de Quixeramobim/CE e Maranguape/CE, em 1964.

 

Casou-se em 25 de julho de 1964 com Zelia Faria Corrêa, natural de Monte Alegre/RN, graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife/PE, tendo os seguintes filhos, todos naturais de Ipu/CE: Tereza Odete (Magistério/Professora do Ensino Fundamental I), Guilherme Augusto (Contabilista/ Bancário), Ana Lúcia (Bióloga/Professora do Ensino Fundamental II) Edgard ( Engenheiro Elétrico /Doutor em Ciência da Computação pela UFRS/Professor Adjunto da UFRN.)

 

 

Fixou residência na cidade de Ipu em 1964, exercendo a função de Médico-Chefe da Unidade Sanitária do Serviço Cooperativo de Saúde do Estado do Ceará. Exerceu, ainda, nesta época, clínica particular e participou do atendimento clínico obstétrico do Hospital-Maternidade Dr. Francisco Araújo, onde teve oportunidade de realizar a primeira cesariana da cidade. No curso Normal Pedagógico Sagrado Coração de Jesus, lecionou as disciplinas de Anatomia e Biologia nos anos de 1965 e 1966.

 

Com a extinção do Serviço Cooperativo de Saúde do Ceará, foi admitido na Fundação SESP, passando a chefiar a Unidade Sanitária de Ipu desde a sua instalação, em 1966 até julho de 1977.

 

Em 1967 fez o Curso de Pediatria Geral no Instituto de Medicina Infantil de Pernambuco  (IMIP), promovido pela Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE), em convênio com  o Fundo Internacional  de Saúde iInfantil (FISI) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

         

                                                           II

 

Foi aprovado em Concurso Público do Departamento Administrativo de Serviço Público (DASP) para Clínica Obstétrica, em 1967.

 

Em 1975 fez em São Paulo o Curso de Especialização de Médico em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP).

 

Em 1977 foi transferido para a cidade de Natal/RN a fim de exercer as funções de Diretor do Setor de Saúde da Diretoria Regional da Fundação SESP no Rio Grande do Norte, permanecendo nesta função até o ano de 1985.

Exerceu, também, durante este período, por inúmeras vezes, na qualidade de substituto, a função de Diretor Regional.

 

No período de 1985 a 1990 exerceu as funções de Médico Supervisor Responsável pelas Atividades de Epidemiologia da Diretoria Regional da Fundação SESP no Rio Grande do Norte.

 

Em 1990 fez o curso de Especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em convênio com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Em 1991 passou a exercer o cargo de Chefe do Serviço de Epidemiologia (SEEPI) da Coordenação Regional do Rio Grande do Norte da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), que surgiu devido à fusão  da Fundação SESP  com a SUCAM e com outros órgãos do Ministério da Saúde.

 

 Em 1992 apresentou no II  Congresso Brasileiro de Epidemiologia, em Belo Horizonte, Trabalho em parceria com outros autores Intitulado :“Estudo do Comportamento Epidemiológico da Doença Meningocócica no Estado do Rio Grande do Norte e Município de Natal”.

O mesmo trabalho foi publicado em “Cadernos de Saúde Coletiva e Nutrição”, vol.9 nº 1192 – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Centro de Ciências da Saúde. Núcleo de Saúde Coletiva e Nutrição

 

Aposentou-se da FUNASA, em 1995, como chefe do SEEPI da Coordenação Regional de Saúde do Rio Grande do Norte.

 

Recebeu em 1995 o Prêmio Honra ao Mérito pelos Relevantes Serviços Prestados à Saúde Pública, conferido pelo Ministério da Saúde, através da FUNASA - Coordenação do Rio Grande do Norte.

 

HOMENAGENS

1.         Texto em correspondência enviada a todas as unidades da Coordenação da FNS (atual FUNASA) no Rio Grande do Norte:

 

            Circular nº 168/95 – FNS/CRRN, de 02/10/1995

            ...

Queremos aqui registrar, a grande contribuição dada a esta Instituição, desde os tempos da Fundação SESP pelo Dr. Francisco Ivanir, o qual sempre teve reconhecida capacitação técnica, seriedade e responsabilidade no desempenho do seu trabalho.”

...

Dr. Jaime Calado Pereira dos Santos

Coordenador Regional

 

III

 

 

2. Texto em placa conferida pelos colegas do Serviço de Epidemiologia (SEEPI/RN), por ocasião da aposentadoria:

 

            Ao Dr. Ivanir,

 

Pela oportunidade que nos deu de desfrutar de seu profissionalismo, dedicação ao trabalho e capacitação técnica, assim como de sua convivência amiga e produtiva para o nosso enriquecimento pessoal e melhor desenvolvimento de nossas ações.

 

            Equipe do SEEPI

 

            Natal, 26/10/95.

 

 

3. Dedicatória no novo Guia de Vigilância Epidemiológica da FUNASA/Ministério da Saúde, pela equipe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde da Coordenação do Rio Grande do Norte (SEVEP-CORE-RN) da FUNASA:

 

            Dr. Ivanir,

 

Para o senhor, que ao longo de sua carreira profissional tanto utilizou o método epidemiológico, é realmente um orgulho poder constatar os avanços desta curiosa e apaixonante ciência básica da saúde, que se chama epidemiologia.

 

Agradecemos pelos valiosos ensinamentos epidemiológicos e de vida que nos foram transmitidos.

 

Felicidades e um grande abraço de toda equipe do SEVEP-CORE-RN/FUNASA

 

Natal, 30 de dezembro de 2003.

 

Antonieta, Suely, Ana Rosso, Gizélia e das que já passaram por aqui Fátima Borges, Ana Maria e Iraci.

Mais artigos do Autor.